As empresas estão conscientes que a Orientação a Objeto é a chave para o desenvolvimento rápido de aplicações, capazes de atender à crescente demanda de informações e acompanhar o dinamismo atual da Internet e da Economia Digital. Contudo, muitas delas estão percebendo que a criação de bons sistemas orientados a objeto, que sejam verdadeiramente reutilizáveis, fracamente acoplados e de fácil manutenção não é trivial. Quando questões como distribuição de objetos, componentes EJB/COM+ e a integração aos ERPs, CRMs e aos sistemas de legado são consideradas, a dificuldade de desenvolvimento é ainda maior. A necessidade de um ambiente tecnológico complexo e heterogêneo, capaz de atender às mais sofisticadas exigências do negócio, ao mesmo tempo possibilitando um baixo custo de propriedade, é o motivo pelo qual as empresas modernas estão mudando para uma arquitetura de componentes de software distribuídos, baseada em patterns (padrões).

Os patterns são conjuntos pré-definidos de objetos reutilizáveis. É o resultado da experiência coletiva de experts na engenharia de software, agrupando as soluções encontradas para muitos problemas comuns do desenvolvimento de sistemas. Patterns tornam mais fácil a reutilização de arquiteturas e modelos de sucesso. Isso permite que novatos hajam como se eles fossem experts sem precisarem ganhar muitos anos de experiência.

A meta geral deste curso é ensinar como projetar sistemas orientados a objeto altamente reutilizáveis, robustos, escaláveis e de manutenção localizada. Utilizando uma abordagem totalmente voltada para a arquitetura do software, o curso fará uma introdução aos conceitos de arquitetura e patterns; ensinará a identificar e aplicar os patterns mais apropriados para cada situação de projeto; apresentará técnicas de particionamento de sistemas em camadas lógicas (interface, negócio e serviços); mostrará como definir hierarquias de classes utilizando camadas abstratas; e abordará questões como componentização, mapeamento entre sistemas orientados a objeto e SGBDs relacionais, controle de acesso e comunicação entre objetos distribuídos.

Parte das aulas são reservadas para a prática de laboratório, na qual, a partir de um estudo de caso, o aluno irá definir uma arquitetura de software distribuído e modelar um sistema de informação real, aplicando diversos patterns e a Unified Modeling Language (UML). Os exercícios de laboratório serão realizados em uma ferramenta CASE visual.

Observação: o curso utiliza exemplos genéricos de arquitetura e codificação, podendo ser assistido por desenvolvedores especializados em qualquer plataforma operacional e linguagem orientada ou baseada em objetos.



Nível Expert
Carga horária 32 horas
Quem deve assistir? O curso foi criado para desenvolvedores de aplicações já familiarizados com os conceitos da Orientação a Objetos, que querem aprender a desenvolver sistemas robustos, integrados e escaláveis, para soluções de ponta como, por exemplo, e-business.
Pré-requisitos
Conhecimento de Análise Orientada a Objetos e seus conceitos
Conhecimento das técnicas de Projeto Orientado a Objetos
Familiarização com a UML (Unified Modeling Language)
Familiarização com a sintaxe de uma linguagem orientada a objetos
Objetivos Depois de completar esse curso, você será capaz de:
Explicar porque arquiteturas de negócio e de aplicação são chaves para o desenvolvimento de sistemas reutilizáveis e flexíveis
Criar uma arquitetura de aplicação particionada orientada a arquitetura, utilizando componentes de negócio distribuídos
Analisar um problema de desenho e selecionar e aplicar um padrão de domínio, de desenho ou de interface de usuário para solucionar o problema
Desenvolver sistemas orientados a objeto usando patterns e componentes
Incorporar o processo de explorar e rever novos patterns no seu processo de desenvolvimento
Tópicos
Introdução à Arquitetura
Introdução aos Patterns
Solucionando Problemas de Interface de Usuário
Solucionando Problemas de Negócio
Aplicando Patterns em Processos de Negócio
Organizando Aplicações: Particionando
Organizando Aplicações: Divisão em camadas
Gerenciando e Acessando Coleções de Objetos
Controlando o Acesso aos Componentes
Criando Objetos
Adaptação para Outros Componentes e Sistemas
Desenhando Servlets de Negócio
Conectando as Partições
Comunicação entre Objetos
Combinação de Cursos Recomendada
Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos usando a UML
Gerência de Projeto Orientados a Objeto








Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objeto usando a UML

Gerência de Projetos Orientados a Objeto


Copyright 2001, Nexxa Technologies. All rights reserved.
Contate-nos para comentários ou maiores informações.

Melhor Visualizado com o Microsoft Internet Explorer v. 4 ou superior.
Resolução mínima 800 X 600 pixels