|
|
|
|
|
A H.Stern é uma das mais tradicionais e renomadas cadeias de comércio de jóias de primeira-linha do Brasil,
com mais de 800 lojas espalhadas no país e no mundo.
Após um estudo sobre o comportamento de seus clientes, a divisão de jóias da HStern constatou que, durante o
intervalo decorrido entre a decisão de compra e o momento da efetivação do pagamento, muitos clientes desistiam
ou optavam por jóias de menor valor. Era preciso encontrar uma forma de acelerar o processo de venda. A aplicação
de ponto-de-venda até então utilizada pela H.Stern não permitia alterações capazes de reduzir significativamente o
tempo de espera dos clientes. Além de resolver este problema, a nova solução deveria dar mobilidade às vendedoras e,
por questões estéticas, não poderia ser executada em microcomputadores convencionais do tipo PC instalados nos
balcões de atendimento.
Após uma etapa de planejamento e definição de requisitos, a NEXXA optou por desenvolver a aplicação em dois módulos
distintos: um módulo de coleta, que as vendedoras utilizariam para digitar os dados das vendas; e um módulo de
transferência, que seria responsável por disponibilizá-los para o sistema de check-out já existente nas lojas.
Para o módulo de coleta, que precisaria ser executado em computadores discretos e móveis, optou-se pela utilização
de dispositivos handheld da Symbol, compatíveis com a plataforma PALM OS e munidos com dispositivos de leitura de
código-de-barras. Este módulo utilizou o template de sales force automation da solução B2Channel
em seu desenvolvimento.
O grande segredo da solução está no módulo de transferência, que utilizou uma tecnologia exclusiva da
NEXXA em sua construção para integrar a solução aos sistemas legados em Oracle da H.Stern, permitindo assim
que os dados da venda pudessem ser disponibilizados imediatamente para o sistema de check-out e reduzindo
drasticamente o tempo de processamento da venda.
Com a solução da NEXXA, o tempo de realização de uma venda a partir da decisão final do cliente passou de cerca de
10 minutos, para no máximo 2 minutos (redução de 600%). Em conseqüência disso, as desistências foram quase
totalmente eliminadas e as vendas cresceram muito. Devido ao ótimo resultado, a H.Stern decidiu expandir o uso
do sistema para outras áreas de negócio da empresa (H Stern HOME e H Stern Internacional) além de suas 800
lojas em todo o Brasil.
|
|
|
"A qualidade dos serviços da empresa está acima da média… Muito boa a proximidade com o cliente,
o tratamento pessoal e o interesse em resolver qualquer problema…Esperamos continuar sendo parceiros"
Sérgio Medina
Coordenador de Projetos
H.Stern
A NEXXA cria o ambiente digital necessário para a operação do seu e-business,
integrando os sistemas da sua empresa e de seus parceiros.
Solução para gestão integrada, automação de força de vendas,
comércio eletrônico B2B e inteligência empresarial, orientada para
redes de distribuidores, franquias, atacadistas e revendas.
Para empresas que exigem soluções 100% personalizadas. A NEXXA desenvolve os sistemas em congruência
com a cultura e os processos de cada organização.
|